Ov Intimates

No dia 6/9 (mas que surpresa) comemoramos o Dia do Sexo! E pra quem acompanha a Ov no Instagram, fizemos uma enquete perguntando quais eram as maiores dúvidas das ovelhas sobre masturbação feminina, e quem tirou todas as dúvidas do rebanho foi a psicóloga Jamile Nascimento. Quer saber qual o vibrador certo, como aprender a ter um orgasmo sozinha e mais sobre ejaculação feminina? Continue aqui! ♡

Pra começar, devo ter algum cuidado ao usar somente as mãos?

Sim, é necessário estar com as mãos higienizadas, de preferência com um sabão com ph neutro, pra não causar nenhum tipo de irritação. Fique atenta também para a limpeza das unhas, alguma sujeira pode se alojar ali.

 O que eu preciso saber na hora de escolher um acessório pra masturbação? Existem formatos melhores ou isso varia de pessoa para pessoa?

O mercado de acessórios erótico é vasto e possui diversas possibilidades para todxs. Acredito que não exista um que seja melhor ou pior, depende muito da relação que cada pessoa estabelece com o ato. A finalidade da prática (prazer imediato ou autoconhecimento) influencia, assim como as expectativas e até mesmo uma questão anatômica. É importante entender por onde a busca do seu próprio prazer passa e quais são as suas necessidades. E testar.

Existem materiais que são melhores ou piores para se masturbar ou para o meu corpo?

A tecnologia envolvida na elaboração de acessórios eróticos cresce exponencialmente – hoje temos produtos com diferentes texturas, densidades e estruturas. A sexualidade é algo a ser experimentado, e desde que feita com segurança, deve ser explorada nas suas possibilidades e potencialidades, sem estigmas e culpabilização.

E qual a melhor forma de fazer a higienização dos acessórios?

Isso deve acontecer antes e após o uso, e varia de acordo com o material. Água e sabão com ph neutro são suficientes para a limpeza, o importante é não utilizar produtos com álcool, perfume ou outras substâncias que possam irritar a vagina.

 Posso utilizar itens de casa tipo chuveirinho ou outros objetos, ou isso traz algum risco à saúde? 

Não necessariamente, mas é indicado que se faça uso de objetos especificamente desenvolvidos para a prática. A pessoa pode acabar se machucando, ferindo ou irritando a região genital, além de ficar mais exposta a riscos de possíveis doenças.

Por que a masturbação ainda carrega uma parcela de culpa, mesmo se tenho um parceiro fixo?

Nossos corpos são fontes de prazer, precisamos descobrir aquilo que nos faz sentir bem e nos estimula a ter orgasmos. Nossa educação sexual é altamente repressiva e falocentrada, e não somos incentivadas a falar sobre nosso prazer, nossos corpos e nossa relação com o sexo. Quando falamos acabamos nos direcionando ao sexo heteronormativo, onde o homem é o protagonista da relação sexual. A culpa reside nessa repressão, alimentada pela falta de conhecimento e informação sobre nossos próprios corpos, desejos e vontades. Um relacionamento deveria ajudar na descoberta de novas sensações e percepções sobre si e sobre o outro. A masturbação, seja ela individual ou com alguém, é uma importante ferramenta nesse processo, jamais algo errado ou a ser escondido.

É verdade que a masturbação pode ajudar em casos de insônia, estresse e irritação? Ela pode influenciar positivamente outros casos clínicos?

Sim, por ser uma prática relaxante auxilia na diminuição e controle da ansiedade e do estresse. Pode até mesmo induzir ao sono, por produzir efeitos tranquilizantes no corpo. Além disso, masturbar-se pode prevenir o surgimento de infecções uterinas, aliviar os sintomas da tpm, cólicas e melhorar a libido. Outro benefício pode ser a prevenção contra a incontinência urinária, já que a masturbação ajuda a mulher a exercitar os músculos do assoalho pélvico, fortalecendo-os e evitando esse problema.

Preciso de um lubrificante pra me masturbar?

Depende de cada mulher. Tudo varia conforme a preferência e conforto de cada uma. A própria excitação sexual determina a produção de líquidos fisiológicos que são lubrificantes naturais. Mas, caso prefira, procure um lubrificante à base de água e nunca use outros produtos, especialmente com álcool na composição.

A mulher ejacula? O que é Squirt?

Todas tem essa capacidade, mas nem todas conseguem, porque isso depende de uma questão anatômica e também da forma como a mulher é estimulada. Todas possuímos uma glândula que libera esse líquido chamado prostático e que é constituído também de urina. Quando os músculos da vagina se contraem repetidamente, acontece a ejaculação. O Squirt é um jato que sai pela contração involuntária do assoalho pélvico e da bexiga, mas que não tem a ver com a ejaculação e que também pode acontecer com qualquer mulher.

Qual parte é a vagina e qual parte é a vulva? Em qual delas eu sinto prazer?

Vagina é a parte interna dos órgãos, onde a gente coloca o dedo e os acessórios e de onde sai a nossa menstruação. A vulva é a parte externa: o monte de Vênus, os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris. Não existe um lugar onde se sinta mais prazer do que outro, isso depende muito da sensibilidade de cada mulher. Todas as regiões são super vascularizadas e sensíveis e geram sensações de prazer com vários tipos de movimentos.

A masturbação pode ser uma forma de “aprender” a ter orgasmos?

Com toda a certeza! Por meio da masturbação você consegue conhecer melhor o seu corpo, suas zonas erógenas, aquilo que te proporciona mais prazer e como se sente confortável na hora do sexo. Tudo isso facilita o processo de se chegar ao orgasmo, que não á apenas uma descarga de prazer física, mas também psicológica. É muito importante que a mulher possa estar conectada com seu corpo e sua sexualidade no momento em que está se dedicando a prática, tanto da masturbação quanto do ato sexual.

E pra chegar lá, é melhor estimular o clitóris ou a vagina?

O clítoris é o úinico órgão do corpo humano que existe única e exclusivamente para o prazer, e a grande maioria das mulheres tem mais facilidade em ter orgasmos clitorianos por ser uma região mais sensível e mais fácil de chegar ao orgasmo. Já o orgasmo vaginal não é tão comum e frequente para grande parte das mulheres. Os dois são diferentes, mas para se masturbar e chegar ao orgasmo você pode estimular qualquer parte do seu corpo, independente de ser uma área genital ou não. Você pode ter orgasmos sensoriais pelo seu corpo inteiro e estimular tanto clitóris quanto vagina, não tem um que seja melhor ou pior. Isso depende de como você se sente confortável e do que é melhor pra você. O importante é sempre explorar possibilidades.

Quais conselhos você daria para quem nunca se masturbou – e quer começar!

Tenha calma, livre-se dos julgamentos e repressões, permita se amar e se tocar livremente. Explore seu corpo, sinta suas próprias impressões, admita sentir prazer consigo mesma. Não se preocupe com o orgasmo como único objetivo dessa prática, você vai chegar nele, uma hora ou outra, sem pressa. Você só precisa experimentar essas sensações sem imediatismo. Dessa forma a masturbação será um envolvimento genuíno de você com seu próprio eu.

Se você chegou até aqui e curtiu todos os conselhos, temos uma surpresa! A Ov acabou de lançar uma linha de produtos para o prazer sexual feminino, e você pode conferir eles aqui mesmo na nossa lojinha 🙂

Jamile Nascimento é psicóloga clínica graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Sexologia Humana e Saúde pela Universidade Positivo. Atua como psicoterapeuta em consultório particular, e trabalha com questões ligadas a gênero, sexualidade, orientação sexual e relacionamentos nos públicos adolescente, jovem e adulto. Além da atuação no consultório, nutre interesse e estudos sobre a relação da psicologia e questões da mulher, além do desenvolvimento de produtos para a saúde da sexualidade feminina.

Duda Malucelli para o Blog da Ov