Ov Intimates

Foto: Amanda Lavorato

Oi Ovelhas! Como vocês estão?

Aqui é a Karin Braun, idealizadora do Synclua, um espaço virtual para refletir sobre nossos corpos menstruantes e cíclicos no universo urbano. Sou a convidada dessa semana do Blog da Ov e vim conversar com vocês um pouco sobre o uso dos cristais no trabalho dos chakras, já que essa é uma dúvida comum entre as ovelhas do rebanho.

No fim do texto tem spoiler, fica de olho! 😉

O que são os Chakras e porquê devo me preocupar com eles?

Vem cá que eu vou tentar explicar tudinho pra vocês

Chakra é uma palavra de origem sânscrita, que descreve pontos de luz da nossa natureza sutil, que regulam nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual. Chakra significa roda, e eles são de fato vórtices de energia, conectados pelos Nadis, os caminhos por onde circulam nossa energia vital.

Chakras desequilibrados podem afetar nosso corpo físico e até causar doenças em órgãos da região. Por isso é tão importante mantê-los em equilíbrio, para que, no dia a dia, as energias dos ambientes, situações, pessoas, trabalho e etc, sejam absorvidas e neutralizadas pelos nossos chakras. Os benefícios de termos chakras alinhados e em equilíbrio são inúmeras, e todas elas têm a ver com saúde!

Quantos chakras eu tenho?

Os estudos apontam a existência de milhares de chakras, mas os 7 principais chakras que percorrem toda a nossa coluna, de baixo para cima, são: Chakra básico, Chakra sacro, Chakra plexo solar, Chakra cardíaco, Chakra laríngeo, Chakra frontal e Chakra coronário.

E como saber se meus chakras estão desalinhados?

Você pode consultar com um terapeuta holístico, que fazendo uso das ferramentas corretas pode te indicar quais chakras pode trabalhar, mas o autoconhecimento é uma ótima ferramenta para entender que áreas das nossas vidas precisam ser trabalhadas, e quais podem ser trabalhadas através do equilíbrio dos chakras. O que anda te incomodando por aí, hein?

Existem diversas formas de equilibrar estes chakras: fazendo uso de músicas, meditações, visualizações, mantras, e também de cristais. Mais abaixo vou detalhar cada um deles, os cristais mais usados e o mantra adequado para cada um.

Quais seus significados como eu equilíbrio?

  1. Muladhara Chakra ou Chakra Básico

Cor – Vermelho

Mantra: LAM

Cristais mais usados: Turmalina Preta, Quartzo Fumê, Ônix, Hematita

É o chakra relacionado à vitalidade, à realização material, a busca pela energia da terra e sobrevivência relacionado à nossas necessidades básicas. É a casa, as lembranças da família, e o desequilíbrio deste chakra está relacionado ao medo.

  1. SwadhistHana Chakra

Cor – Laranja

Mantra: VAM

Cristais mais usados:  Jaspe, Ágata de Fogo, Granada, Coral

É o chakra relacionado à nossa energia criativa, que está diretamente relacionada à nossa energia sexual. Especialmente para nós mulheres, é um chakra muito especial à ser trabalhado, já que crescemos e fomos criadas com essa energia reprimida. Nossa potência mais especial está nesse chakra, em nosso útero, onde todos os meses nós criamos algo novo. Quando desalinhado, está relacionado à falta de libido, depressão, dificuldades e dores no sexo, dores menstruais, desequilíbrio nas relações maternas e com parceir@s, candidíase, além das doenças comuns relacionadas aos órgãos dessa região.

  1. Manipura Chakra

Cor – Amarelo

Mantra: RAM

Cristais mais usados: Citrini Amarelo, Cristal com Enxofre, Topazio Imperia, Calcita Amarela

O chakra do umbigo vocês já conhecem, né? É onde está o seu ego. Está relacionado à nossa auto estima, poder de realização, força vital, personalidade, liderança. O equilíbrio deste chakra garante que você não será nem uma pessoa egocêntrica, nem uma pessoa que não reconhece seus potenciais.

  1. Anahata Chakra

Cor – Rosa ou verde

Mantra: YAM

Cristais mais usados: Quartzo Rosa, Quartzo Verde, Turmalina Melancia, Esmeralda

É por ele que todo o ar e todo o sangue do nosso corpo passa,o centro do amor, das emoções, da compaixão e da coragem. Coragem, que vem da palavra “cor”, significa coração, e está diretamente relacionada à nossa capacidade de vulnerabilidade. De partilhar nossas emoções com todo o coração. Seu equilíbrio ajuda nos relacionamentos interpessoais, já que te permite ter compaixão e empatia para enxergar o outro.

  1. Vishuddha Chakra

Cor – Azul-celeste e azul-claro

Mantra: HAM

Cristais mais usados: Água Marinha, Quartzo Azul, Turquesa, Larimar

O chakra da garganta está ligado à comunicação. Comunicar não é apenas falar, comunicar é conseguir expressar seus sentimentos e pensamentos com clareza, se respeitando acima de tudo. Quando desequilibrado, está muito ligado à aceitação de qualquer coisa, engolir sapos, não expressar o que sente e guardar dentro de si àquilo que pensa.

  1. Ajna Chakra

Cor – Azul-índigo e branco

Mantra: AUM

Cristais mais usados: Sodalita, Azurita, Lápis Lazuli, Cianita

Concentração, intuição e olhar amoroso para o outro. O chakra do terceiro olho fala sobre a forma como observamos e percebemos o mundo, sobre como estamos abertas e receptivas às mensaens que o universo nos mostra. É por ele que alinhamos todo o nosso sistema nervoso, e seu equilíbrio ajuda a percebermos nosso propósito, nossos sonhos.

  1. Sahasrara Chakra

Cor – Violeta e branco-fluorescente ou dourado

Mantra: AUM
Cristais mais usados: Quartzo Branco, Ametista, Diamante, Fluorita

O chakra coronário é a nossa ligação com o universo, a energia superior e a unidade, é através dele que nos conectamos à toda a energia do mundo. É nele que reside a nossa espiritualidade (que não é religião), nossa esperança e inspiração, e onde trabalhamos a energia de evoluir, nos tornando melhores enquanto seres humanos.

Sugestão de prática para equilíbrio dos chakras:

  • Busque um lugar calmo, onde você terá privacidade e não será incomodada;
  • Sente em uma posição confortável, com a coluna ereta, como se um fio invisível estivesse te puxando para cima pelo topo da cabeça;
  • Faça algumas respirações profundas e lentas, até acalmar seu corpo e se concentrar no momento presente;
  • Observe o cristal com atenção, percebendo todos os seus detalhes, cor, linhas, energia, colocando nele toda a intenção que você deseja trabalhar.;
  • Coloque o cristal adequado entre as mãos ou na região do chakra;
  • De olhos fechados, repita o mantra relacionado ao chakra que você está trabalhando (clica aqui pra acessar uma playlist com todos os mantras para ajudar, você pode colocar ele para tocar antes de se sentar, e repetir o mantra junto com a música);
  • Concentre-se apenas no mantra. Caso algum pensamento surja em sua mente, agradeça e deixe que ele vá embora. Tente não seguir seus pensamentos, em em palavras mais diretas: não pense sobre o pensamento. Apenas se concentre no mantra e na sua respiração;
  • Quando finalizar o mantra e a meditação, ainda de olhos fechados, faça 3 respirações profundas, agradeça ao cristal pelo auxílio na sua cura, abra os olhos;
  • Se desejar, anote em um papel (ou na sua mandala lunar!) os pensamentos que vieram e como você se sente depois desta prática.

Tem versões rapidinhas de até 1 minuto, de 10 minutos, e para as bruxonas habituadas, tem de 30 minutos. Deliciem-se, equilibrem-se e se conectem com seus corpinhos!

Se você gostou do texto, dá uma olhada na live SUPER legal que rolou falando um pouquinho mais sobre isso e sobre como funciona a Mandala Lunar:

Clica aqui pra acessar a Live Ovelha Negra + Synclua

Se quiser compartilhar algo comigo, é só correr no insta do Synclua! Vou amar saber o que você tem pra contar! <3

___________________

Karin Braun é formada em Design e estudante de Terapias Alternativas, apaixonada por pessoas, atuou na área de Marketing e Pesquisa de Comportamento Humano e acredita que nada é perdido, tudo é aprendizado. Unindo conhecimentos adquiridos nessas áreas, criou o @synclua, um espaço de busca pelo resgate do feminino na selva de pedras, consciência dos ciclos e auto conhecimento.