Ov Intimates

…nas peças e na comunicação 😉

Para nós, transparência é algo muito importante. E não só na estética (como no sutiã Jessica, no body Phantom ou no conjunto Diamante), ela é importante também no nosso relacionamento. Afinal, a gente sempre acreditou na troca e na identificação como pilares aqui da Ov, e sem transparência isso não seria possível.

É por isso que, no mês de abril, decidimos fazer esse conteúdo sobre alguns dos processos e decisões pelas quais viemos passando no último ano. Nossa marca é literalmente NOSSA: feita daqui desse lado e por vocês lindxs também, uma construção diária.

Nada mais justo que abrirmos essas informações para todos, por que ter uma Ov não é só ter um produto, é investir em uma ideia, não é mesmo?

PARA AS MÃOS QUE TOCAM A PEÇA

Nessa mesma época em 2018, revelamos como funcionava nosso processo de confecção (leia aqui) e colocamos a narrativa dessas mulheres em protagonismo. De lá para cá, expandimos. Nossa demanda mudou e, hoje, além de valorizar nossa mão de obra acima do valor de mercado, conseguimos viabilizar uma operação diferente para fidelizar algumas costureiras da nossa equipe em um formato além da terceirização!

Como funciona? Gerenciamos uma rede de apoio com outras marcas que nos procuram para coordenar a produção para nós e para essas outras marcas. Desse jeito, a costureira não fica com períodos vagos indesejados na agenda, nós contamos com um trabalho de qualidade e também garantimos o salário da profissional no final do mês (estendendo nossa política de pagamento acima do valor do mercado para as marcas parceiras).

E esse tipo de relacionamento é uma forma de inspirarmos confiança na cadeia da Ov. Aquelas que trabalham conosco sabem o quanto seu trabalho é valorizado (e ao longo desse ano pretendemos formatar algumas metas e planos de carreira), e nossxs clientes, inclusive quem está aqui lendo esse texto, sabem exatamente por onde sua pecinha passou para chegar até suas mãos.

PENSAR A CADEIA EM CIRCULARIDADE

Mas, além da mão de obra, sentimos que precisávamos nos responsabilizar mais por outros momentos da cadeia também. O último ano nos deu muita motivação para tornar nossa produção mais transparente como um todo e é graças a vocês que nos apoiam e acreditam em nós.

Desde o início, nossa preocupação era trazer maior durabilidade para peças íntimas, visto que na indústria da moda elas não podem ser doadas/reutilizadas, e isso sempre refletiu na escolha de materiais. Aliada com nossa proposta de modelagem inteligente e uso de material tecnológico, assim como a destinação social dos retalhos da marca, o descarte das peças já integrava nosso discurso no passado. Hoje, porém, precisamos de mais.

Passamos a incorporar na nossa compra de tecido a busca por certificações como o CO2 control (que permite a rastreabilidade da matéria-prima, ausência de toxidade para a pele e meio ambiente e processo transparente), utilização da fibra Amni Soul Eco (o primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo com tecnologia aprimorada para permitir a decomposição mais rápida após descarte em aterros sanitários), além da já conhecida proteção UV 50+ contra radiação ultravioleta (conforme norma ARPANSA AS/NZS4399:1996).

Nosso foco de pesquisa também está na busca de alternativas de algodão orgânico para as pecinhas de dia a dia. O tecido diminui os danos causados ao solo e ao ser humano, e a produção orgânica chega a ser 46% menos instigante ao aquecimento global do que a de algodão convencional. No outro lado da cadeia, repensamos a utilização do plástico das embalagens e estudamos opções feitas em saquinhos de tecido ou somente o papel seda –  mais facilmente absorvido após o descarte.

A ideia é sempre reduzirmos a quantidade de lixo e diminuirmos cada vez mais nosso impacto ambiental.

E sabe de onde vem inspiração para tudo isso? V O C Ê ! Todas essas alternativas são fruto de um amadurecimento da marca e daquilo que vocês nos propõem. É por isso que voltamos ao início e dizemos: TRANSPARÊNCIA é muito importante para nós. É dessa forma que conseguimos ouvir, aplicar e nos tornar uma marca cada vez mais responsável com aquilo que acreditamos! Nosso obrigada, além de acontecer todos os dias com nossa interação, vem também em produto e informação, para que nosso rebanho se sinta representado em cada passo que damos em conjunto com vocês.