Ov Intimates

Viemos falar sobre peitos, afinal é outubro rosa!

Em outubro, a campanha de conscientização e sobretudo da prevenção do câncer de mama muitas vezes estimula o autoexame.

A Ov não tá aqui para te desestimular a isso, MAS ATENÇÃO: Ele não é o suficiente, tá?

É claro que, conhecer o seu corpo e praticar o auto exame é sim uma boa rotina, mas nem de perto isso basta pra te ajudar na prevenção. Esse é um dos tipos de câncer que mais mata as mulheres no mundo hoje, e vamos ainda elencar 2 motivos pelos quais é necessário se prevenir com outros métodos:

1 – O auto exame só detecta tumores avançados:

Quando nos apalpamos é muito difícil que a gente sinta caroços com cerca de 1cm ou menos, e quanto menores, maiores as chances de cura. Essa chance, em estágio inicial, pode chegar a 95%. Legal né? 🙂

2 –Pode desestimular outros exames:

Se temos como rotina apenas o autoexame, a impressão de que não detectamos nada pode nos fazer postergar outros exames que são necessários para complementar a prevenção.  E é aí que mora o problema.

Ov, e como funciona uma rotina de prevenção segura?

Olha só, com ou sem autoexame, mulheres com baixo risco de desenvolvimento do câncer de mama devem fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos.

Agora…

Se você bebe com frequência, fuma, é sedentária (e a gente não tem nada contra, diga-se de passagem, sua vida, suas regras) ou, e principalmente, tem histórico de câncer na família, aí você se enquadra em um grupo de risco que, por prevenção, deve consultar iniciar esses exames antes, conforme a orientação que receber da sua médica.

Então, bora marcar uma consulta! o/

Mas isso também não é motivo para não fazer o autoexame (eita!). Queremos te lembrar também que, caso você detecte algo de estranho, não entre em pânico, tá? Nem toda alteração é câncer, procure ajuda médica o quanto antes.

Queremos um rebanho consciente, para que vocês ovelhas possam desfrutar de todas as nossas peças com saúde e bem-estar ♡

E, já que estamos falando de tetas e de conhecer o corpo, conta aqui pra gente: de qual modelo de sutiã você é mais fã? Com aro? Com bojo? Só o tecido como sustentação? Pra gente é super importante saber disso, queremos sempre ter opções para todes. Vem compartilhar!

Fonte: Ministério da Saúde