Ov Intimates

Vem saber mais e aproveitar mais!

Verão, curtição, sem preocupação! A gente quer que a pele bronzeie (ou não), que a água do mar lave a alma e que todo o corpo aproveite a energia do Sol. Mas é todo corpo mesmo, até aquelas partes que quase nem saem pra aproveitar. Pensando na saúde de cada PPK do rebanho que lê nosso blog, fizemos não só uma linha de calcinhas de algodão (que ajuda na melhor circulação de ar em tempos abafados), como também fomos atrás da ginecologista Bruna Gonzalez para esclarecer algumas dúvidas que podem surgir pelo caminho ensolarado (e suado!) do verão.

A gente sabe que no verão é preciso cuidado, mas quais são esses impactos que a temperatura alta traz com a rotina de férias?

As altas temperaturas aumentam a transpiração e a umidade na região íntima, o que favorece o aparecimento das infecções vaginais. Além disso, nessa época, as mulheres costumam frequentar mais piscinas, praias o que também pode ajudar no aumento da umidade, principalmente se permanecerem com roupas de banho molhadas por tempo prolongado.

Temos a coleção de calcinhas em algodão, é verdade que elas auxiliam nas prevenções dessas possíveis infecções?

Sim, o ideal é evitar tecidos sintéticos e dar preferência as calcinhas que sejam 100% de algodão.

E você acha que já existe bastante informação sobre cuidados íntimos no verão? Por onde você recomenda se informar?

No mundo de hoje o que não falta é informação. A questão é a qualidade dessas informações. Sabemos que a internet está repleta de sites que nem sempre são confiáveis. Mas os de instituições sérias como da FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) costumam apresentar conteúdos de qualidade sobre a saúde em geral. Ainda assim, o ginecologista de sua confiança é quem deve ser sua maior fonte de informação.

A candidíase é uma das alterações comuns de se ver. Como prevenir? É preciso se preocupar?

Sim. O aumento da transpiração e da umidade nessa estação, bem como o uso prolongado de roupas de banho molhadas favorecem o aparecimento da candidíase, que é uma doença causada por fungo que pode provocar corrimento, coceira e irritação da pele da vulva. Usar apenas calcinhas de algodão, retirar biquínis e maiôs logo após a saída das piscinas, dormir sem calcinha podem ajudar a prevenir essa infecção.

E as infecções urinárias? Também podem ser mais comuns no entra e sai de água e roupas de banho molhadas?

Sim. As roupas de banho molhadas também favorecem as infecções urinárias. A baixa ingestão de líquidos e segurar a urina por muito tempo também ajudam a aumentar a proliferação de bactérias na bexiga.

E as quantidades de banhos aumentam, isso pode ter alguma influência na saúde íntima?

Sim. O excesso de banho destrói a camada lipídica de proteção da pele da vulva e diminui as bactérias boas que estão presentes nessa região e que ajudam a prevenir infecções. Deve-se evitar esfregar exageradamente essa região, lavar apenas a parte externa com movimentos leves, e enxaguar bem.

Na hora do banho é recomendado usar sabonetes íntimos? Como fazer essa limpeza eficaz?

Devemos dar preferência aos sabonetes líquidos, de glicerina e com ph neutro. Os sabonetes íntimos costumam ser assim e cada mulher tende a se adaptar melhor a uma determinada marca.

Para manter a saúde em dia, guarde essas dicas para a vida. Ninguém quer estragar o verão com problemas que podem ser evitados, né? Para fazer sempre as trocas de roupa de banho e ainda seguir a recomendação de tecido, dá uma olhada nas nossas pecinhas feitas em algodão, sua melhor aliada nas altas temperaturas e com grade expandida para que TODXS aproveitem!

Bom verão, ovelhas! :*

Pra relembrar nossa primeira matéria sobre saúde íntima, clica aqui ♡